Sobre Mim

Sou a Sandra Agostinho,

uma mulher curiosa, observadora, empática
e altamente sensível.

Nasci em Lisboa em 1984, onde vivi até 2015. Nesse ano, mudei-me para a lindíssima ilha de São Miguel, terra natal do meu marido, onde o convite gentil à conexão com a Natureza é permanente.

Na Natureza, sinto-me em casa; nela encontro sustentação, serenidade (regulação) e enorme sabedoria.

Sou mãe de dois filhos incríveis, o Guilherme e Laura, com quem aprendo e cresço todos os dias.

Durante 14 anos, trabalhei como médica, tendo a especialidade de Otorrinolaringologia.

Uma profissão (entre muitas) de cuidado e suporte a outras pessoas na sua vulnerabilidade, que sempre me trouxe um sentido de contribuição e realização, porém, com momentos de enorme desgaste físico, mental e emocional.

Pouco depois da Laura nascer, segui o desejo de explorar outra forma de dar suporte a outros. Certifiquei-me como Coach de Saúde em Nutrição Integrativa e comecei a trabalhar nesta área no início de 2022, paralelamente à Medicina.

Foi nesta certificação que me deparei, pela primeira vez, com o termo “Pessoa Altamente Sensível” (PAS) num módulo sobre personalidade. Descobrir que me identificava com este traço foi um ponto de viragem na minha vida.

Compreendi melhor e acolhi esta parte de mim. Fui percebendo a sua expressão e impacto em várias áreas da minha vida.

Comecei a reconhecer melhor os sinais de sobrecarga sensorial e emocional a nível físico e mental, a gerir com mais consciência e intencionalidade os meus níveis de estimulação e de energia e a explorar alguns ajustes ao meu estilo de vida que têm contribuído para me sentir mais serena e leve.

Na minha prática como coach, comecei a identificar as características do traço de alta sensibilidade de processamento sensorial (ASPS) em vários clientes que chegavam até mim.

Querendo suportá-los melhor e acreditando que alguns dos desafios partilhados beneficiariam de um melhor entendimento sobre o traço e (possivelmente) de estratégias diferenciadas, decidi fazer formação sobre a ASPS e em coaching dirigido para PAS. Presentemente, coloco este conhecimento na minha prática, ao serviço de quem me procura.

3 curiosidades sobre mim

Yoga

O Yoga cruzou-se no meu caminho em 2016. Apaixonei-me pela sensação experienciada de integração e regulação do corpo-mente-espírito, pelo convite a uma presença mais consciente no corpo e na vida e a estar, progressivamente com maior conforto, com aquilo que é. Uma filosofia de vida que vai crescendo em congruência dentro de mim, aos poucos, dentro e fora do tapete.

Música

O meu lado sensível à estética sempre apreciou a beleza e a complexidade da música e de outras formas de arte. Dediquei vários anos ao estudo da música no Instituto Gregoriano de Lisboa (1999-2007). Concluí os graus finais de Teclado (Piano), Formação Musical, Canto, Canto Gregoriano, Modalidade, Acústica, Latim, e o 2º grau de História da Música e Análise e Técnicas de Composição.

As disciplinas de Canto e Coro eram das minhas favoritas e recordo-me de ter considerado prosseguir estudos na Escola Superior de Música. Lembro-me também de que quando era observada a tocar piano – em audições, nas aulas ou para familiares – a qualidade do meu desempenho diminuía francamente. Hoje entendo melhor que pudesse haver um efeito contributivo da sobre-estimulação. O que é ligeira ou moderadamente estimulante para a maioria das pessoas pode rapidamente tornar-se sobre-estimulante para as PAS.

Flamenco

Adoro ver espetáculos de flamenco! Emociono-me sempre! Impressiona-me a intensidade expressa através do baile, cante e toque; a conexão responsiva, dinâmica e de potenciação entre todos os elementos do grupo; a integração harmoniosa entre estrutura, força, enraizamento com fluidez e graciosidade no baile.